Bolsas e Auxílios – Estudantes da UERJ Zona Oeste

A PR4 (Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da UERJ) deseja as boas-vindas aos Estudantes da UERJ Zona Oeste (UEZO)!

O DAIAIE (Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil) é subordinado à PR4 e preparou estas informações junto com a equipe da UERJ-ZO pra vocês.

Informamos que este espaço é temporário, além de EXCLUSIVO para os estudantes da Graduação e, no que e quando couber, da Pós-graduação stricto sensu, matriculados no campus da Zona Oeste da UERJ, visando permitir acesso aos benefícios oferecidos pela PR4/UERJ, enquanto os trâmites processuais de inclusão dos cursos e estudantes nos Sistemas Acadêmicos da UERJ estão sendo concluídos.

Todos os benefícios são regulamentos por normativos, que são: por Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) e por um Edital, se necessário.

Os AEDAs são instituídos pela Reitoria e contém a finalidade, o tipo de benefícios, os critérios de concessão, suspensão e cancelamento.

Os Editais contém informações, procedimentos, etapas e detalhes sobre a concessão, suspensão ou cancelamento dos auxílios e bolsas.

Inicialmente é importante e necessário que o estudante leia estes normativos e verifique se atende aos critérios, para posteriormente, fazer a inscrição nos auxílios ou bolsas.

Um dos critérios exigidos para a maioria dos auxílios e bolsas é a comprovação da carência ou da situação de vulnerabilidade social.

Os estudantes cotistas comprovam a carência nos seguintes momentos: no ingresso pelo vestibular ou Sisu para a Graduação ou processo seletivo da Pós-graduação e nos processos de Reavaliação Socioeconômica.

Os estudantes que ingressaram da Ampla Concorrência (não cotistas) podem comprovar a situação de vulnerabilidade social no processo de Avaliação Socioeconômica que acontece a cada semestre letivo. Somente após o deferimento nesse processo, o estudante da ampla concorrência pode solicitar os benefícios. Acesse AQUI o link para obter mais informações.

Se for estudante da Ampla Concorrência da UERJ ZO, o link para inscrição no Processo de Avaliação Socioeconômica estará disponível no período de 20 a 29/06/2022. Abaixo o formulário para inscrição.

Formulário de Inscrição para Avaliação Socioeconômica – Graduação UERJ-ZO
Inscrições Encerradas.

Atenção, pois para o recebimento de qualquer bolsa ou mesmo auxílio, o estudante deverá cadastrar os seus dados bancários, de sua conta corrente individual, do banco Bradesco, conforme orientação da UERJ ZO.

Veja a seguir os benefícios oferecidos atualmente.

BOLSAS

Bolsa Permanência da Graduação (BP) – exclusivo para os estudantes cotistas, que ingressaram pelo Sisu ou vestibular, em vaga reservada. Para saber sobre este benefício, leia as informações contidas no Manual do Cotista.

Bolsa Permanência para a Pós-Graduação (BPPG) – é para estudantes cotistas e da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de pós-graduação stricto sensu da UERJ ZO. Os estudantes da ampla concorrência deverão ter comprovado a situação de vulnerabilidade social, através do processo de Avaliação Socioeconômica da PR4 antes de solicitar a bolsa.

Leia sobre esta bolsa, clicando AQUI.

O link para a solicitação da BPPG será disponibilizado após o primeiro resultado da Avaliação Socioeconômica.

Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS) – é exclusiva para estudantes da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de Graduação. Os estudantes da ampla concorrência deverão ter comprovado a situação de vulnerabilidade social, através do processo de Avaliação Socioeconômica da PR4 antes de solicitar a bolsa.

Leia sobre esta bolsa, clicando AQUI.

Se atender a todos os critérios, faça sua inscrição no link abaixo:

AUXÍLIOS

Auxílio Alimentação – é para estudantes cotistas e da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de Graduação e Pós-graduação stricto sensu. Os estudantes da ampla concorrência deverão ter comprovado a situação de vulnerabilidade social, através do processo de Avaliação Socioeconômica da PR4 antes de solicitar o auxílio.

Leia sobre este Auxílio, clicando AQUI.

Auxílio Transporte – é para estudantes cotistas e da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de Graduação. Os estudantes da ampla concorrência deverão ter comprovado a situação de vulnerabilidade social, através do processo de Avaliação Socioeconômica da PR4 antes de solicitar o auxílio.

Leia sobre este Auxílio, clicando AQUI.

Auxílio Material Didático – é para estudantes cotistas e da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de Graduação, que recebem a Bolsa Permanência ou a Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS).

Leia sobre este Auxílio, clicando AQUI.

Para receber este auxílio é necessário entregar o Termo de Compromisso, na UERJ ZO, conforme data prevista no Calendário divulgado no link do AMD.

Auxílio Creche – é para estudantes cotistas e da ampla concorrência matriculados, cursando e frequentando os cursos de Graduação e na Pós-graduação que tenham filho(s) e/ou filha(s) com idade até 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Resultado BAVS

Graduação – UERJ ZO – BAVS – Dezembro 2022