Restaurante Universitário da Uerj oferece café da manhã gratuito para alunos de graduação no campus Maracanã

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) da Uerj inaugurou, nesta quarta-feira (16), o serviço de café da manhã fornecido gratuitamente a alunos de graduação no campus Maracanã. A distribuição ocorre na cantina localizada no 1º andar do Bloco F, de segunda a sexta-feira, dias úteis e letivos, das 6h30 às 9h. Cada estudante atendido recebe uma bebida quente ou fria, com opção de café puro; um sanduíche com pão e recheio ou uma fatia de bolo e uma fruta. Os itens são servidos em porções individuais, embalados adequadamente e prontos para o consumo. Somente no primeiro dia de funcionamento, foram servidas 841 refeições.

“Essa medida, que será expandida futuramente para outros campi da Uerj, vem complementar as refeições já oferecidas (almoço e jantar) no Restaurante Universitário (RU), compondo assim as três refeições principais do dia, conforme orientações nutricionais”, pontua Patrícia Perez, diretora do Departamento de Assistência Alimentar e Mobilidade Espacial (Depame). “Ao disponibilizar o café da manhã, a Reitoria, a PR4 e o Depame estão investindo no desenvolvimento integral dos estudantes. Esta é uma conquista de toda a comunidade uerjiana, pois amplia a oferta de alimentação de qualidade e as condições de permanência na nossa Universidade”, acrescenta.

Segundo Patrícia, estudos mostram que a prática regular de tomar café da manhã está associada ao menor risco de sobrepeso e obesidade, tornando essa refeição essencial para a manutenção de uma vida saudável. “No contexto universitário, isso é ainda mais evidente, pois muitos discentes enfrentam desafios únicos em sua rotina. A omissão dessa refeição é frequentemente resultado de mudanças significativas no estilo de vida. Fatores como morar sozinho, a falta de tempo para preparar os alimentos, restrições financeiras, a sobrecarga de atividades acadêmicas e a distância entre a casa e a Universidade contribuem para que muitos estudantes deixem de fazer o café da manhã”, explica.

Distribuição ocorre na cantina localizada no 1º andar do Bloco F

O cardápio foi elaborado com base nas recomendações nutricionais para adultos saudáveis, respeitando a cultura alimentar local e o meio ambiente, seguindo rigorosamente procedimentos técnico-científicos e higiênico-sanitários adequados. Também considera fatores como as estações climáticas, sazonalidade, potencial agrícola da região, a promoção da alimentação saudável, preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a composição nutricional proposta, além dos aspectos socioambientais valorizados no Guia Alimentar para a População Brasileira.

“Priorizamos alimentos minimamente processados, processados e preparações culinárias feitas a partir desses ingredientes. Além disso, é expressamente proibido o uso de ultraprocessados, como bolos industrializados, misturas para bolos, néctar de frutas prontos para o consumo, margarinas, entre outros”, detalha Patrícia.

Ações para reduzir as filas do RU

 Entre os meses de abril e junho, o Restaurante Universitário do campus Maracanã serviu, em média, 3.305 refeições por dia. Após a implementação, em agosto, da tarifa zero para cotistas, o número subiu para 4.686, considerando os nove primeiros dias de funcionamento em outubro – variação de 41,8%. “Esse crescimento reflete não apenas a recuperação da rotina acadêmica após os períodos de ocupação, mas também o impacto positivo da tarifa zero, que pode ter incentivado mais estudantes a utilizarem os serviços do RU. É importante continuar monitorando esses dados para avaliar as tendências de consumo e a demanda pelo serviço”, comenta Patrícia.

 A PR4 e o Depame vêm adotando diversas medidas para aumentar a quantidade de estudantes atendidos e melhorar a agilidade no preparo e na distribuição das refeições, reduzindo o tempo de espera nas filas. Em 20 de agosto, foi inaugurada mais uma linha de distribuição no andar térreo, que se soma às três já existentes. Essa expansão inclui mais 140 lugares em um ambiente climatizado. Também foi solicitada à Diretoria de Administração Financeira (DAF) a criação de um aditivo contratual para oferecer o serviço de refeições embaladas no jantar, iniciado em 6 de agosto, aumentando assim os pontos de distribuição nesse horário.

O Depame pediu à empresa de alimentação terceirizada FGR a ampliação do quadro de funcionários, tanto operacionais quanto técnicos, para incrementar a produção, iniciando o pré-preparo de alguns gêneros durante a madrugada. “Além disso, foram identificados os equipamentos necessários para expandir a capacidade produtiva do RU Maracanã. Em parceria com a Prefeitura dos Campi, o departamento está avançando no processo licitatório para a aquisição desses bens”, diz Patrícia. Ainda foi solicitada a disponibilização de mais funcionárias para servir os acompanhamentos, com base em experiências anteriores que demonstraram ganho na eficiência.

 Ademais, o Depame, em parceria com a equipe de comunicação, está desenvolvendo uma campanha para conscientizar os usuários a conferirem o prato espelho, que exibe as preparações disponíveis no início de cada balcão, e a acessarem o Instagram ou site para decidirem suas escolhas antes de se servirem. “A PR4 também está trabalhando em conjunto com outros setores da Universidade para que todos os alunos possuam o Cartão Uerj ou outro meio de acesso ao RU, reconhecendo que o pagamento via Pix por estudantes sem cartão contribui para a lentidão nas filas”, finaliza Patrícia.

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