Avaliação Socioeconômica

A Avaliação SocioEconômica (ASE) é condição necessária para que estudantes da ampla concorrência (não cotistas) do ensino básico, graduação e pós graduação stricto sensu de cursos presenciais recebam bolsas e auxílios da assistência estudantil da UERJ

Ela é válida por 2 anos. Deve ser realizada por estudantes com perfil de vulnerabilidade social familiar. Esse perfil deve ser comprovado documentalmente na avaliação conforme a Ordem de Serviço da PR-4

É preciso ter ID Único e se inscrever conforme o calendário semestral no Sistema ASE

Atenção: sua inscrição só será homologada ao clicar no botão enviar no fim da inscrição, o que vai gerar um protocolo de finalização.

Processo ASE 2024.1

Graduação, Mestrado e Doutorado

Período de Inscrição: 06/05 a 16/05/2024 às 16h

Para ingressantes da ampla concorrência em 2024.1 e estudantes que tem o vencimento da sua ASE entre abril e julho de 2024 (2024.1).

Edital de Chamamento Público

Para saber o que é necessário para sua inscrição leia a Instrução Normativa da ASE 2024

Tutorial

Perguntas Frequentes

Eu continuarei recebendo bolsas e auxílios se minha ASE vencer antes do fim do Processo ASE 2024.1?

Sim, se você estiver inscrito na ASE 2024.1, continuar a fazer jus ao tempo de duração das bolsas e atender aos critérios que constam nos editais seguirá recebendo as bolsas e auxílios da PR-4.

Que documentos eu preciso anexar na ASE 2024.1?

Leia a Instrução Normativa e o Tutorial da ASE 2024.1 para saber quais são os documentos e onde você pode encontrá-los ou faça contato presencial, por telefone ou email com o Serviço Social do Daiaie. Não deixe para a última hora.

Se eu anexar errado ou esquecer algum documento e a inscrição já tiver sido finalizada?

Você poderá corrigir no período de recurso que será previsto no calendário

Quando será divulgado o período de recurso?

Logo após o término das inscrições quando é calculado o tempo necessário para a análise das documentações de acordo com o número de inscrições realizadas.

Eu me inscrevi mas minha inscrição não foi homologada.

Para a inscrição ser enviada ao sistema e homologada é preciso apertar o botão enviar até 16 de maio às 16h. Só assim Sistema ASE irá gerar um número de protocolo finalizado.

Se eu for deferido o que acontece?

Estudantes de graduação quando forem deferidos devem solicitar as bolsas e auxílios a que fazem jus no aluno online. Estudantes de Pós graduação e CAP precisam preencher os formulários no site da PR-4.

E se eu for indeferido?

Acompanhe o calendário no site da PR-4 e, se achar que é pertinente, peça recurso no Sistema ASE conforme as datas previstas.

Quando eu começo a receber bolsas e auxílios?

Quando os auxílios e bolsas são solicitados, eles entram na folha do mês seguinte para serem pagos no mês subsequente. Exemplo: pedido entre 01 de abril e 30 de abril, entra na folha de maio que é paga em junho. O recebimento dos auxílios e bolsas estão vinculados à data em que o estudante solicita. Consulte sempre os calendários específicos de cada bolsa e auxílio. Estudantes de graduação precisam renovar a solicitação semestralmente no aluno online.

Dúvidas

Serviço Social do Daiaie: servicosocial.daiaie@uerj.br

Contato

Localização: Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, Bloco F, sala 1059, Campus Maracanã