Departamento de acolhida, saúde psicossocial e bem-estar

O DASPB (Departamento de acolhida, saúde psicossocial e bem-estar) é subordinado à PR4 – Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj. O departamento está voltado para o atendimento do corpo discente, na interseção do campo da saúde e da educação, o que exige a articulação com outras instâncias e atores institucionais, oferecendo um espaço de cuidado que visa a autonomia do aluno. Nossas ações visam a construção de estratégias que fortaleçam a assistência estudantil na Uerj, por meio de atividades de promoção de saúde mental, inclusão e acessibilidade.

Estrutura

Acolhe

O Acolhe é um setor vinculado ao DASPB que tem por objetivos oferecer um espaço interdisciplinar de acolhimento, escuta e assistência aos estudantes de graduação e pós-graduação da UERJ, além de ações coletivas de promoção de saúde mental na universidade.

Rompendo Barreiras: legado de Maria da Glória Shapper dos Santos

O Rompendo Barreiras tem por objetivo propiciar acessibilidade física, comunicacional, acadêmica, dentre outras, que levem à inclusão e permanência  de estudantes das graduações e pós-graduações, público-alvo do atendimento acadêmico especializado (AAE), segundo legislação vigente. A partir de estratégias voltadas para o coletivo e os casos individuais, realiza atendimento, acolhimento e planejamento de políticas pensadas para os discentes da Uerj com necessidades acadêmicas específicas.

Informamos que no momento a sala do Rompendo Barreiras está em obras. Todas as demandas deverão ser encaminhadas para o e-mail do DASPB: daspb@uerj.br.

Equipe DASPB

Diretora do DASPB:  Rachel Alonso de Azevedo (Pedagoga)

Equipe Acolhe

Chefe do Acolhe: Aline Passeri Dias (Psicóloga)
Alessandra Azevedo Lima – Psicóloga
Cíntia Moreira de Souza – Psicóloga
Clarice Cezar Cabral – Psicóloga
Rachel Alonso de Azevedo – Pedagoga
Tatiane Tavares da Silva Rodrigues – Assistente social

Equipe Rompendo Barreiras

Coordenadora do Programa Rompendo Barreiras: Valéria de Oliveira Silva (Pedagoga)

Ações

Projeto Redes

Ação de divulgação de projetos, programas de pesquisa e demais ações oferecidas pela Uerj, voltadas para o acolhimento, inclusão, direitos humanos, cultura, educação e saúde mental, nas redes sociais do DASPB e no Site da PR-4.

Quem pode se cadastrar?

Professores, técnicos-administrativos e estudantes da Uerj.

O que não é permitido?

Inscrição de ações, projetos e programas oferecidos por docentes, técnico-administrativos e estudantes de fora da Uerj.

Dúvidas:
daspb.eventos@gmail.com
Tel(s): 2334-0983 / 2334-0987
Responsável: Rachel Alonso

Projeto Chega Mais, UERJ: acolhimento e cuidado para universitários

A equipe do DASPB, através do projeto “Chega Mais, Uerj: acolhimento e cuidado para universitários”, oferece semanalmente um grupo de escuta, acolhimento e acompanhamento de questões que impactam a vida acadêmica e a permanência estudantil na Universidade.

O grupo funciona como espaço de acolhimento do setor e é aberto, podendo o estudante retornar quando achar necessário. O projeto funciona toda semana, em datas e horários alternados. Às segundas, de 10h às 11:30h e às quartas de 15:30 às 17h.
No grupo os estudantes receberão informações sobre o funcionamento do departamento, bem como sobre os serviços públicos e os recursos da Uerj que possam ser considerados úteis para a necessidade daqueles que nos procuram. É também um espaço de acolhimento, escuta e troca de experiência entre os estudantes.

A partir da participação no grupo, a equipe poderá direcionar o estudante para atividades desenvolvidas por nossos setores (Acolhe e Rompendo Barreiras), para outros setores e projetos da Uerj ou para serviços e setores externos à universidade.

Algumas informações importantes:

1 – O grupo é voltado para alunos de graduação e pós-graduação da Uerj que desejam participar naquele momento, sem que haja marcação prévia;

2 – Não atendemos situações de emergência. Situações de crise devem ser encaminhadas para os respectivos serviços da rede de saúde pública capacitados para atender a essas demandas;

3 – O serviço não recebe alunos através do encaminhamento de terceiros, devendo o próprio estudante procurá-lo por livre e espontânea vontade;

w

4 – O projeto Chega Mais, Uerj não é um grupo psicoterapêutico ou de tratamento.

Agenda do Chega Mais 2023.2:

Programação do Chega Mais em grupo
AGOSTO
23/08 quarta-feira 15:30h
28/08 segunda-feira 10h
SETEMBRO
06/09 quarta-feira 15:30h
 11/09 segunda-feira 10h
20/09 quarta-feira 15:30h
25/09 segunda-feira 10h
OUTUBRO
04/10 quarta-feira 15:30h
18/10 quarta-feira 15:30h
23/10 segunda-feira 10h
NOVEMBRO
01/11 quarta-feira 15:30h
06/11 segunda-feira 10h
13/11 segunda-feira 10h
22/11 quarta-feira 15:30h
29/11 quarta-feira 15:30h
DEZEMBRO
04/12 segunda-feira 10h
13/12 quarta-feira 15:30h

Local: sala de atendimento do Acolhe/DASPB – Rua São Francisco Xavier, 524 – 2º andar, bloco E, sala 2013.

Ser universitário: Oficinas de autorregulação da aprendizagem

O Projeto Ser universitário: Mini-oficinas de autorregulação da aprendizagem tem como objetivo principal oferecer aos estudantes do ensino superior um espaço de reflexão e desenvolvimento de estratégias pessoais para as dificuldades vividas no cotidiano universitário, favorecendo a autonomia e a autorregulação da aprendizagem. Serão temas trabalhados nas mini-oficinas: adaptação à universidade, gerenciamento do tempo, estabelecimento de objetivos e organização dos estudos.

As mini-oficinas são oferecidas em parceria com o Proiniciar Pedagógico, através da plataforma virtual. 

Os encontros acontecerão duas segundas-feiras por mês, de forma remota, de 16h às 18h, nas seguintes datas: 

17/04/2023 – Tema da mini-oficina: Adaptação à universidade

24/04/2023 – Tema da mini-oficina: Estabelecimento de objetivos

15/05/2023Tema da mini-oficina: Gerenciamento do tempo

29/05/2023 – Tema da mini-oficina: Métodos de estudo

Projeto Acesso e permanência de mães na universidade

O projeto Acesso e permanência de mães na universidade foi aprovado no PROTEC (Programa de incentivo às atividades técnico-administrativas da UERJ) e iniciou suas atividades em dezembro de 2022. O público-alvo deste projeto são as estudantes gestantes e/ou com filho(s) que estão matriculadas nos cursos de graduação ou pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo principal é elaborar, construir e ofertar, dentro do âmbito do DASPB, ações que garantam às estudantes mães universitárias apoio institucional e permanência qualificada na Uerj. 

Dentre as ações do projeto, está sendo construída uma pesquisa para conhecer o perfil das estudantes mães da universidade e suas principais demandas. Essas informações podem auxiliar na elaboração de estratégias para prevenir a evasão das mães universitárias, favorecer sua permanência qualificada e promover saúde mental no espaço acadêmico, bem como contribuir para a formação de rede de apoio e suporte institucional para as mesmas. Em breve, divulgaremos o link para acesso e preenchimento do questionário da nossa pesquisa. 

O projeto também prevê ações de cuidado e acolhimento às alunas mães, além de ampliar a discussão desta temática na universidade, contribuindo para a implementação de melhorias estruturais para este público.

Aldeia: cuidado e acolhimento materno na Uerj

O Aldeia: cuidado e acolhimento materno na Uerj é um espaço de escuta, acolhimento, troca de vivências e apoio mútuo para as mães universitárias e acontece uma vez por mês. 

O grupo é aberto para alunas mães de graduação e pós-graduação da Uerj, não necessitando de inscrição prévia. Em todas as edições, há espaço para crianças no evento e emissão de certificado de participação.

Datas das edições do segundo semestre:
Evento: Aldeia: cuidado e acolhimento materno na UERJ – 5a edição
Data: 21/08/23, de 10:30 às 12h
Local: Núcleo de Memória Audiovisual da UERJ, 2º andar – bloco C – campus Maracanã.
Evento: Aldeia: cuidado e acolhimento materno na UERJ – 6a edição
Data: 18/09/23, de 10:30 às 12h
Local: Núcleo de Memória Audiovisual da UERJ, 2º andar – bloco C – campus Maracanã.
Evento: Aldeia: cuidado e acolhimento materno na UERJ – 7a edição
Data: 30/10/23, de 10:30 às 12h
Local: Núcleo de Memória Audiovisual da UERJ, 2º andar – bloco C – campus Maracanã.
Evento: Aldeia: cuidado e acolhimento materno na UERJ – 8a edição
Data: 27/11/23, de 10:30 às 12h
Local: Núcleo de Memória Audiovisual da UERJ, 2º andar – bloco C – campus Maracanã.
Evento: Aldeia: cuidado e acolhimento materno na UERJ – 9a edição –
Edição especial de fim de ano!
Data: 11/12/23, de 10:30 às 12:30h
Local: A confirmar!

Local: sala de atendimento do Acolhe/DASPB – Rua São Francisco Xavier, 524 – 2º andar, bloco E, sala 2013.

Equipe do Projeto Acesso e Permanência de Mães na universidade

Aline Passeri Dias – Psicóloga do Acolhe/DASPB e coordenadora do projeto

Cíntia Moreira de Souza – Psicóloga do Acolhe/DASPB 

Tatiane Tavares da Silva Rodrigues – Assistente social do Acolhe/DASPB 

Fabiana Vieira Maia – Técnica-administrativa do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação da Pró-reitoria de Graduação (DAPI/PR1)

Projeto Educar e Formar

O Projeto de Extensão Educar e Formar com Saúde (EFS), criado no segundo semestre de 2020, é fruto da parceria entre o DASPB, a Divisão de Saúde do(a) Estudante (DISAE-PR7/UFRJ) e a Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ).

Tem como objetivo ampliar a discussão e a qualificação das informações dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para os/as estudantes da UFRJ e Uerj e também sobre os determinantes de saúde que impactam em sua vida, e assim aproximar os estudantes universitários e o público geral do SUS. Para isso, este projeto foi criado com o intuito de acessibilizar e informar práticas de promoção e prevenção da saúde estudantil e ser um espaço de acolhimento dentro do contexto acadêmico.

Siga o instagram do projeto para saber sobre as atividades: @educarcomsaude_efs

Contatos

E-mail: daspb@uerj.br
Telefones:
(21) 2334-0983 / (21) 2334-0987

Endereço

Rua São Francisco Xavier, 524 – 2º andar, bloco E, sala 2009

Redes Sociais