Atividades de Apoio à Iniciação e Acompanhamento Acadêmico

Como parte do Programa de Ações Afirmativas previsto na legislação de cotas e políticas de assistência estudantis da Uerj, por intermédio do Programa de Iniciação e Acompanhamento Acadêmico/DAIAIE, a PR-4 oferece atividades formativas para o envolvimento acadêmico de discentes e da comunidade universitária em geral com vistas ao apoio à permanência e à diversidade na Universidade.

Essas atividades podem também ser aproveitadas para composição da carga horária necessária para as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACCs (Atividades Complementares da grade curricular), através da emissão de certificados ao término de sua participação.

As atividades são divulgadas e acessadas pela plataforma do Programa de Iniciação e Acompanhamento Acadêmico – PROINICIAR (https://proiniciar.uerj.br/), que é um ambiente virtual de aprendizagem

Para além do apoio à permanência e aos egressos essas atividades, projetos e programas buscam construir um ambiente acadêmico mais intercultural e nele assentar, assim com o Ensino, a Pesquisa e Extensão, a Inclusão como um dos pilares estruturantes da Universidade.

Cursos teórico prático instrumentais, Oficinas e Aulas Abertas

que objetivam a oferta de conhecimentos necessários ao aproveitamento acadêmico equânime entre discentes e a inserção de outras metodologias, vivências e abordagens curriculares na academia.

Projeto

que busca potencializar a inclusão de estudantes do programa de reserva de vagas – Cotas em projetos acadêmicos das Pró-Reitorias. Proporcionando maiores trocas de saberes entre os participantes discentes e docentes, equalizando as oportunidades de formação e de acesso as bolsas discentes.

ÁREA DE INFORMES

visa complementar a formação de estudantes ao ampliar: a visibilidade de diferentes saberes; de atividades e eventos culturais públicos ou não; compartilhar editais, publicações diversas e oportunidades de estágio extra curricular; e produzir material áudio/visual para divulgação da universidade, seus cursos, instancias, projetos, ações e políticas em associação com outras plataformas midiáticas. (área em construção)

PROJETOS E AÇÕES INTERCOMUNITÁRIAS – PLURINCLUIR

que tem como objetivo ampliar as oportunidades educacionais de maneira intercomunitária entre as/os diferentes integrantes da comunidade acadêmica, e mobilizadas por demandas da universidade e territoriais, mas com foco no impacto e ampliação dos processos de inclusão nas relações intra universidade.

MOSTRAS DE ATIVIDADE – PAPọ AJEUN KARU

apresenta anualmente as ações da Coordenadoria de Iniciação e Acompanhamento Acadêmico/DAIAIE e dos demais Programas, Coordenadorias e Departamentos da Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis/PR-4, e objetiva fortalecer as Políticas de Ações Afirmativas, da Assistência Estudantil e suas Memórias na UERJ.

ÁREA DE INDICADORES

Corresponde a construção de indicadores para estruturação de metodologias de monitoramento qualitativo e quantitativo com o objetivo de identificar, acompanhar e para apoiar o atendimento das demandas e contingências das trajetórias de estudantes cotistas e em geral. Assim como subsidiar a produção de dados, conhecimentos e análises acerca das condições de permanência na Uerj. (área em construção)

Acesse a plataforma do Programa de Iniciação e Acompanhamento Acadêmico – Proiniciar e conheça as atividades, projetos e programas (www.proiniciar.uerj.br)