Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS)

O que é?

É o pagamento de auxílio financeiro mensal, destinado a apoiar a permanência do estudante ingressante pela vaga de ampla concorrência dos cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em situação de vulnerabilidade social comprovada. Está regulamentado pelo AEDA 059/Reitoria/2021 e pelo Edital nº 003/2022.

Qual é o valor da BAVS?

Pagamento Mensal

R$ 706,00

O valor é igual ao da Bolsa Permanência, que corresponde atualmente a meio salário mínimo nacional vigente = R$706,00.

Quem pode participar?

Estudante dos cursos presenciais da Graduação da UERJ, ingressante pela ampla concorrência, que esteja em situação de vulnerabilidade social já comprovada, com renda per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, matriculado e frequentando as aulas.

Quem precisa se inscrever?

O estudante interessado em receber a BAVS e que atende a todos os critérios descritos no Edital PR4 003/2022 e no Termo Aditivo.

Quais são os critérios?

Ser estudante da ampla concorrência em situação de vulnerabilidade social comprovada pela PR4;

Ter renda familiar per capita bruta inferior ou igual a 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional vigente;

Estar regularmente matriculado, inscrito em disciplinas e efetivamente cursando o ano ou período letivo, com frequência igual ou superior à 75% das aulas;

No caso de aluno de Graduação, estar cursando a primeira graduação;

Ter conta corrente no Banco Bradesco cadastrada na PR4, para efetivação do pagamento da Bolsa.

Normativos

Antes de fazer sua inscrição, leia atentamente os documentos relativos à BAVS, verifique se atende aos critérios e confira os procedimentos necessários para a efetivação do pedido.

AEDA 059/Reitoria/2021

Edital 003/2022

Termo Aditivo do Edital 003/2022

AEDA 085/Reitoria/2022

Como se inscrever?

Os estudantes dos cursos de Graduação devem se inscrever no link Bolsa Apoio à Vulnerabilidade, no Menu Cadastro, do Aluno Online. Somente os estudantes já deferidos na Avaliação Socioeconômica terão acesso a este link.