Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS)

O que é?

É o pagamento de auxílio financeiro mensal, destinado a apoiar a permanência do estudante ingressante pela vaga de ampla concorrência da Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e dos cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em situação de vulnerabilidade social comprovada. Está regulamentado pelo AEDA 059/Reitoria/2021 e pelo Edital nº 003/2022.

Qual é o valor da BAVS?

Pagamento Mensal

R$ 706,00

O valor é igual ao da Bolsa Permanência, que corresponde atualmente a meio salário mínimo nacional vigente = R$706,00.

Quem pode participar?

Estudante da Educação Básica do CAp-UERJ ou dos cursos presenciais da Graduação da UERJ, ingressante pela ampla concorrência, que esteja em situação de vulnerabilidade social já comprovada, com renda per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo, matriculado e frequentando as aulas.

Quem precisa se inscrever?

O estudante interessado em receber a BAVS e que atende a todos os critérios descritos no Edital PR4 003/2022 e no Termo Aditivo.

Quais são os critérios?

Ser estudante da ampla concorrência em situação de vulnerabilidade social comprovada pela PR4;

Ter renda familiar per capita bruta inferior ou igual a 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional vigente;

Estar regularmente matriculado, inscrito em disciplinas e efetivamente cursando o ano ou período letivo, com frequência igual ou superior à 75% das aulas;

No caso de aluno de Graduação, estar cursando a primeira graduação;

Ter conta corrente no Banco Bradesco cadastrada na PR4, para efetivação do pagamento da Bolsa.

Normativos

Antes de fazer sua inscrição, leia atentamente os documentos relativos à BAVS, verifique se atende aos critérios e confira os procedimentos necessários para a efetivação do pedido.

AEDA 059/Reitoria/2021

Edital 003/2022

Termo Aditivo do Edital 003/2022

AEDA 085/Reitoria/2022

Como se inscrever?

Os estudantes dos cursos de Graduação devem se inscrever no link Bolsa Apoio à Vulnerabilidade, no Menu Cadastro, do Aluno Online. Somente os estudantes já deferidos na Avaliação Socioeconômica terão acesso a este link.
Os estudantes da Educação Básica do CAp-UERJ interessados em receber a BAVS devem se inscrever no Formulário de Inscrição EXCLUSIVA para Educação Básica – CAp-UERJ, disponibilizado no link ao lado.

Inscrição para Estudantes do
CAp-UERJ