Avaliação Socioeconômica

AMPLA CONCORRÊNCIA

É o processo realizado para comprovação da condição de vulnerabilidade social dos estudantes da ampla concorrência da UERJ, para atender a um dos critérios dos editais de bolsas e auxílios.

Processo ASE 2023.2

Graduação, Mestrado e Doutorado

Período de Inscrição: 23/10 a 01/11/2023

Inscrições Encerradas

Etapas do Processo ASE 2023.2

Siga cada Passo, lendo atentamente as informações.

Passo 1

Validade ASE Anterior

Passo 2

Dados Cadastrais e Id Único

Passo 3

Leitura dos Normativos

Passo 4

Preparação dos Documentos

Passo 5

Reabertura da Inscrição

Passo 6

Análise pelo DAIAIE

Passo 7

1º Resultado

Passo 8

Interposição de Recurso

Passo 9

Resultado Final

Passo 10

Solicitação dos benefícios

Passo 9

Resultado Final

Passo 10

Solicitação dos benefícios

Informações Gerais sobre a ASE

O que é?
  • É um processo realizado pela Coordenadoria de Serviço Social do DAIAIE para avaliação da condição de vulnerabilidade social dos estudantes da ampla concorrência da Educação Básica (CAp-UERJ) e dos cursos presenciais da Graduação e da Pós-graduação Stricto Sensu, visando o acesso aos benefícios concedidos pelos Programas da Assistência Estudantil da PR4, de acordo com os editais publicados e seus critérios para concessão.
  • Este processo é composto pela análise da documentação socioeconômica apresentada pelo estudante, considerando a sua renda per capita bruta mensal familiar, bem como a avaliação de sua condição socioeconômica familiar, declarada no ato da sua inscrição, visando o acesso aos benefícios concedidos pelos Programas de Assistência Estudantil da PR4.
  • A avaliação socioeconômica é um dos critériosque o estudante da ampla concorrência tem que atender para participar dos Editais dos Programas de Assistência Estudantil.
Quem pode participar?
  • Somente estudante que tenha ingressado para vaga destinada à ampla concorrência, que esteja em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, matriculado e cursando as atividades acadêmicas previstas no curso.
Qual o tempo de validade da Avaliação Socioeconômica?
  • O deferimento no processo de Avaliação Socioeconômica tem validade de 2 (dois) anos.
Participou de algum processo de avaliação socioeconômica anterior? Verifique aqui sua situação atual!
O que fazer após ser DEFERIDO na Avaliação Socioeconômica?
  • Depois de concluído o processo da Avaliação Socioeconômica e o parecer for DEFERIDO, o estudante deverá acessar a página da PR4 em www.pr4.uerj.br e verificar as informações e orientações de como proceder para fazer o cadastramento dos dados bancários e a solicitação da bolsa e dos auxílios de seu interesse.
Quando devo participar de novo processo de Avaliação Socioeconômica?
  • Preferencialmente, no semestre anterior ao término da validade do seu deferimento.
  • Atenção: O estudante que estiver com parecer de deferimento em avaliação socioeconômica ainda em vigência, caso realize inscrição em novo processo de avaliação socioeconômica e obtenha parecer de indeferimento, terá este último parecer considerado como válido e atual, podendo perder os auxílios a fazia jus anteriormente.

Quais são as etapas do processo ASE?

1º Atualização dos Dados Cadastrais

Seus dados cadastrais devem estar atualizados. Confira se estão corretos em:

  • Graduação: Aluno Online
  • Pós-graduação: na secretaria do Programa de Pós-graduação
  • Atualize, se necessário.
Cadastro no ID Único Uerj

Você também precisa ter login e senha do ID Único da UERJ. Acesse www.id-unico.uerj.br, para conferir se já tem, caso não, cadastre-se.

    2º Cadastro no ID Único Uerj

    Você precisa ter login e senha do ID Único da UERJ. Acesse www.id-unico.uerj.br, para conferir se já tem, caso não, cadastre-se.

    3º Leitura dos Normativos

    É essencial que conheça as normas e regras deste processo, bem como identifique a documentação necessária para comprovar que está em situação de vulnerabilidade social.

    Nesta etapa, você deve ler:

    • Ordem de Serviço vigente que regulamenta o processo de Avaliação Socioeconômica no âmbito da Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PR4/UERJ;
    • Edital de Chamamento que normatiza o Processo de Avaliação Socioeconômica vigente no semestre letivo;
    • Instrução Normativa que visa subsidiar a realização do processo de Avaliação Socioeconômica com informações sobre a documentação necessária;
    • Calendário Oficial – fique atento aos prazos.
      4º Preparação dos Documentos

      Ao ler a Instrução Normativa, você já poderá preparar a documentação necessária que deverá apresentar/enviar na inscrição do processo, considerando a sua composição familiar.

      Preparamos um Tutorial ASE UERJ2023.2  pode ajudar na preparação da documentação.

      5º Inscrição no Sistema ASE

      Nesta etapa é quando você poderá efetivamente fazer a inscrição no processo,conforme Calendário Oficial atualizado com o período de prorrogação das inscrições, divulgado nesta página.

      Você irá acessar o Sistema ASE com seu ID Único Uerj, conferir seus dados cadastrais e enviar a sua própria documentação e de cada membro da sua composição familiar. Revise toda a sua inscrição e os documentos anexos, verificando se já pode finalizar.

      Ao clicar em FINALIZAR, o processo de inscrição é concluído e não poderá mais fazer alterações. Anote ou imprima o protocolo gerado quando finaliza a sua inscrição.

       

      SISTEMA ASE

        6º Análise

        Você não tem nenhuma ação a ser feita nesta etapa. A equipe da Coordenadoria de Assistência Estudantil e Serviço Social do DAIAIE irá analisar a documentação enviada por todos os estudantes inscritos no processo vigente.

        Confirme AQUI se sua inscrição foi realizada com sucesso

        7º Resultado

        Após a análise, é divulgado um primeiro resultado no qual os estudantes podem ser deferidos ou indeferidos.

        Se o resultado for DEFERIDO, significa que você comprovou que está em situação de vulnerabilidade social, por isso já atende a um dos critérios para solicitação dos benefícios financeiros.

        Se o resultado for INDEFERIDO, significa que você não comprovou que está em situação de vulnerabilidade social, por algum motivo que estará divulgado na fundamentação do indeferimento. Neste caso, poderá Interpor Recurso.

          8º Interposição de Recurso

          A Interposição de Recurso é o momento em que o estudante contesta o resultado de Indeferimento, apresentando justificativa para a fundamentação divulgada ou inserindo documentação pendente. É realizado no Sistema ASE, em período definido no calendário oficial.

          Fique atento ao Calendário divulgado. As datas são confirmadas a cada etapa.

          9º Resultado Final

          A equipe do Serviço Social faz nova análise a partir das justificativas apresentadas na interposição de recurso e divulga o Resultado Final, no qual não há mais a possibilidade de contestação.

            10º Solicitação dos Benefícios

            Esta etapa é somente para os estudantes da ampla concorrência que comprovaram que estão em situação de vulnerabilidade e foram deferidos no Resultado Final do processo de Avaliação Socioeconômica.

            Os deferidos deverão ler os editais das bolsas e auxílios, verificar se atendem a todos os demais critérios, realizar o procedimento de solicitação e acompanhar o calendário do benefício para saber se foi deferido ou indeferido para recebimento do auxílio ou bolsa solicitado.

            Contatos Serviço Social

            E-mail: servicosocial.daiaie@uerj.br
            Telefones:
            (21) 2334-0510 / (21) 2334-1117

            Endereço

            UERJ – Campus Maracanã
            Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1.059, bloco F

            Redes Sociais